Nossas notícias

Lançado em janeiro de 2014 para iOS e Android o aplicativo Secret tornou-se febre somente agora em agosto. Com um design simples e arrojado, a rede social é vinculada ao perfil do Facebook. Ao se inscrever o usuário consegue visualizar o conteúdo de amigos e outros usuários na aba “AMIGOS” e na aba “EXPLORAR” os posts mais curtidos e comentados no país fica em evidência, o usuário também pode compartilhar algo pessoal e tudo de forma anônima.
Como o nome Secret (Segredo) já diz o conteúdo vinculado quase em sua totalidade, se trata de segredos que as pessoas compartilham sobre assuntos que elas não falariam abertamente. As redes sociais por si próprias já oferecem muito mais liberdade, as pessoas se sentem mais livres para se expressar por meio de seus perfis, mas quando a identidade não é revelada esta sensação é muito maior. Basta uma rápida olhada no aplicativo que se encontra posts com conteúdo que normalmente não seria comentado por ninguém.
Se expressar de maneira anônima é muito mais cômodo e revelador, afinal as chances de ser julgado ou mal interpretado perdem a importância, uma vez que não se conhece o emissor. Trazendo esta situação para o âmbito profissional e organizacional, podemos relacionar esta ação em várias problemáticas do dia a dia. Confira na sequência exemplos das lições que o Secret pode nos dar.

Âmbito Organizacional
Para uma organização estabelecer e gerir uma relação sadia com seu público interno é essencial, mas para deixar esta relação mais sólida é preciso identificar pontos a melhorar, pontos fracos e anseio deste público, para isso, o mais indicado é uma pesquisa de clima organizacional.
Assim como no Secret, uma pesquisa de clima organizacional exige o anonimato e o sigilo deixa a pesquisa mais pura, livre de possíveis medos e intimidações. Segundo Amaury Moraes Junior, diretor da Cognoscere Consultoria Organizacional, a pesquisa de clima organizacional só traz resultados efetivos se feita anonimamente e voluntariamente.

Âmbito Pessoal
O Secret virou mania há pouco tempo, mas já podemos observar alguns aspectos importantes quanto ao comportamento dos seus usuários.
Os posts revelam muitas vontades e expectativas, muito deste conteúdo de anseio poderia ser solucionado e/ou realizado com simples ações, mas parece que o medo de mudanças é maior que a vontade de agir. Para a psicóloga Tereza Cristina Peixoto, “o medo é um sistema de defesa, por meio dele nos precavemos de muitas situações, quando passamos por mudanças ou temos que decidir por algo precisamos de tempo para processar (…) no âmbito profissional, temos que aprender a nos ouvir, saber de nós mesmos para perder o medo de mudar e de agir”, explica.
Outro ponto a ser observado é a quantidade de lamentações no aplicativo, será que quando estamos tão insatisfeitos vale a pena seguir? Levando para a vida profissional, será que um local de trabalho que não há liberdade e só possa se expressar por meio de canais anônimos é o ideal? Devemos aprender que o processo de comunicação é fundamental e organizações que valorizam esta característica estarão sempre à frente de suas concorrentes.
Fonte: SECRET: O que o aplicativo da moda nos ensina | Portal Carreira & Sucesso

comentários ( 0 )

    Comentar

    Your email address will not be published. Required fields are marked *